CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA DE TURISMO

O que é?

Contribuição do visitante aplicada à sustentabilidade do turismo no Município.

Em nosso Município, a Contribuição Voluntária de Turismo foi aprovada através da Política Municipal de Turismo - Lei 769/2021.

Por que contribuir?

Gerar ao destino visitado uma renda, que é usada para diminuir o passivo causado pela atividade turística, financiando projetos locais, que tornam nosso turismo ainda melhor para o visitante e para a comunidade, sempre preservando o meio ambiente.

Como funciona?

A Contribuição Voluntária de Turismo está prevista na Lei Municipal de Turismo em duas modalidades distintas e independentes, aplicadas de acordo com a atividade turística.

Quem contribui?

Os contribuintes são os nossos turistas e visitantes.

Quem recebe e controla a arrecadação?

A Contribuição Voluntária (Hospedagem e Atrativos) é recolhida através dos respectivos empreendimentos turísticos e repassada, através de guia específica, ao Fundo Municipal de Turismo - FUMTUR, em conta bancária especifica, gerenciada pelo Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, que tem como conselheiros representantes de todos os segmentos: comunidade, empresários de vários ramos, entidades civis e governamentais, que se encontram mensalmente em reuniões abertas ao público.

Como esse dinheiro será utilizado?

Todo valor arrecadado será investido em nosso Município, na implantação, desenvolvimento e manutenção de serviços ligados diretamente à atividade turística conforme previsto no Plano Municipal de Turismo. A decisão de uso do recurso proveniente do Fundo Municipal de Turismo é tomada de forma democrática nas reuniões do Conselho Municipal de Turismo, buscando a idoneidade e a transparência do processo, tanto na arrecadação como na utilização deste recur-

Isso é bom para quem?

É bom para todos, bom para nosso lugar e essa natureza tão deslumbrante que nos cerca, bom para quem visita e mais ainda para quem fica.

É bom para nosso país, que passa a contar com um destino turístico mais organizado e prepa-rado, tendo uma gestão participativa para a solução de questões que refletem em todos, e um exemplo de que é possível conviver com um turismo responsável e consciente.

Whatsapp